quarta-feira, 17 de julho de 2013

Sobre o Livro: "A Culpa é Das Estrelas"


Oi, gente! Hoje eu estou aqui pra falar sobre um livro belo e triste, que me fez rir como uma louca e chorar como um bebê, que me fez amar cada personagem, torcer por eles e sofrer com eles. Este livro contém 288 páginas, foi publicado no Brasil pela editora Intrínseca e escrito pelo maravilhoso autor, John Green. O livro se chama "A Culpa é Das Estrelas".


Primeiramente, vou falar um pouco sobre a minha história com esse livro (se você não quiser ler, me ignore e pule para o primeiro parágrafo depois da imagem).
Em dezembro, eu fui na livraria com o meu pai e com a minha irmã, com o objetivo de comprar "Morte Súbita", da J.K. Rowling, e "Os Miseráveis", do Victor Hugo. Beleza, achei o MS, mas não encontrei a edição d'Os Miseráveis que eu queria. Lá estava eu, na caça ao livro perdido, até que me deparei com "A Culpa é Das Estrelas". Primeiro, fiquei louca porque a capa do livro me conquistou automaticamente, segundo, me dei conta que eu queria muito Os Miseráveis, e demorei pra juntar o money para ele. Decidi não comprar A Culpa, e pedir Os Mis, pela Internet.
Não consegui esquecer o livro bonito do John Green e li o primeiro capítulo num site que eu não lembro o nome. Confesso que não achei grande coisa, até porque o 1º capítulo não tinha praticamente nada. Achei que ia ser tipo "Um Amor Para Recordar" do Nicholas Lanço Mil Livros Por Mês Sparks.
Depois de muuuuito tempo, observei a febre do John Green tomar conta do universo ao meu redor. Tinha esquecido dele, mas quando vi a capa d'A Culpa É Das Estrelas outra vez, meu coração exigiu tê-lo perto de mim... Então, aconteceu o que eu temia. Você já passou pela situação de querer um livro que todo mundo quer e correr o mundo e as vinte mil léguas submarinas procurando e não encontrar um exemplarzinho em lugar nenhum? Pois é. Tinha acabado em todo canto!!! Um dia minha irmãzinha me ajudou e consegui o livro!!! \o/\o/\o/ (êba!) (só quem ama ler sabe como é a sensação!)
Enfim, li há quase dois meses. (Pois, é, muito triste isso...) Li, amei, lerei de novo, e compartilharei com todo mundo até todas as pessoas terem se apaixonado por esse livrinho azul, tanto quanto eu.


Se você não leu minha saga à procura do livro, parabéns, você não perdeu seu tempo! Se você leu, muito obrigada mesmo, porque eu amei escrever! ;) Bom, sem mais delongas aqui vai minha resenha...
O livro narra a história de Hazel Grace, uma garota de cabelos curtos e olhos verdes, que possui um câncer de tireoide com metástase nos pulmões, que a força a permanecer acoplada a um aparelho de oxigênio e a não ir para a escola. Felizmente seu tumor encolheu bastante, dando-lhe mais uns anos de vida. Para agradar seus pais, ela concorda em ir a um Grupo de Apoio a Crianças com Câncer, que ela odeia. Um dia, numa dessas costumeiras idas ao Grupo, Hazel conhece Augustus Waters, um garoto bonito e charmoso (e que tem consciência disso), o qual a deixa intrigada logo de cara.


Augustus é daqueles personagens que conquistam você na mesma hora. Daqueles que são ótimos e interessantes, sem tentar muito. Gus tem osteossarcoma, um câncer nos ossos, mas que está em remissão há mais de um ano. O câncer fez ele perder uma perna, substituída por uma de metal. Gus também tem o costume de colocar um cigarro na boca, mas não acendê-lo. De acordo com ele isso é uma metáfora, que ele pode ter nas mãos aquilo que pode o matar, mas não o dá poder para isso. 


Hazel e Gus passam a ter um relacionamento, que, até agora, é o mais engraçado e o mais natural que eu já li. Pois eles se identificam muito um com o outro, se entendem e se amam, do jeito deles. Os dois passam a escrever o seu pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.


No decorrer da história, eles passam  a realizar seus sonhos e a lutar contra as dificuldades juntos. Hazel tem um sonho de conhecer o autor do seu livro favorito e Gus a ajuda com isso. Gus aprende a lidar com os seus problemas, que ficam meio escondidos dentro dele. Hazel descobre a força que ela nem sabia que tinha e Gus suporta o sofrimento de ambos.


O melhor da história, além da conexão entre os protagonista, que se entendem maravilhosamente, é a incrível personalidade e força dos personagens, que constroem diálogos inteligentes e divertidos, que é impossível ler o livro sem pelo menos dar um sorrisinho. Tem muitas referências, e existem citações que realmente nos deixam:
a) arrepiados
b) emocionados
c) com vontade de parar, pensar, absorver cada palavra, suspirar e se apaixonar
d) todas as alternativas acima


Posso dizer com certeza, e que esse livro foi o que mais tocou meu coração. Porque tem livros que te emocionam, outros que fazem seus olhos umedecerem, e outros que realmente te fazem chorar e se sentir parte da história. Eu nunca chorei tanto com um livro, como eu chorei lendo esse. Pode perguntar pra minha mãe! (nossa, que horror, falei igual criança...sorry about that.) Eu fiquei realmente triste. Demorei uns dias para voltar ao normal. Tudo me fazia lembrar o livro e eu fiquei muito emocionada mesmo com a história.


Bom, eu não queria criar muita expectativa pra vocês sobre esse livro porque eu soube de pessoas que não gostaram, e isso é totalmente normal (não, não é) Então faz assim, lembra que isso foi a minha opinião e tenta ler o livro imparcialmente. ;)


Outro ótimo motivo para ler A Culpa é Das Estrelas, é o autor. John Green é simplesmente maravilhoso!!! Eu já amava ele por ele escrever muito bem, mas fui pesquisar sobre ele e descobri que ele é uma pessoa incrível! Ele é muuuuito divertido.


O John é um dos autores mais amados pelo público jovem e igualmente festejado pela crítica. Ele tem um canal no Youtube junto com seu irmão, o VlogBrothers, que consiste num canal dedicado aos NerdFighters (site aqui), onde as pessoas podem fazer doações, e onde se luta pela inteligência e pelo bem mundial, já que, como todo bom nerd, John sofreu bullying. (Adoro essa galera que sofreu bullying e agora samba na cara de quem fez isso com eles!)


No canal, o John e o Hank, seu irmão, fazem muitas coisas legais. Eles são bem malucos.



É ou não é um autor incrível?


O John é casado com Sarah Green


E tem um filhinho chamado Henry, também conhecido com o bebê mais fofuxo do planeta!


John, querido, eu te odeio um pouquinho, porque você me fez sofrer pra caramba!





Pois é, pessoal, se você não leu, corra para a livraria mais próxima e leia! Eu vou estar aqui torcendo pra você conseguir um exemplar! Se você já leu, você entendeu tudo o que eu disse aqui (ou não)... Tamo junto!


Ah, vai ter um filme, né? A Hazel e o Gus vão ser interpretados pela Shailene Woodley e pelo Ansel Elgort. Eu particularmente não concordei com o Ansel. De acordo com o livro, o Augustus tem cara de cafajeste, e o Ansel não tem cara de cafajeste. Acho ele fofo demais para o Gus. Não sei, me julguem. Espero que eu me acostume. A Shai é maravilhosa. Quem puder assista "Os Descendentes", ela arrasou!


Eu queria muito saber a opinião de vocês! Gostaram do livro? Não gostaram? Comentem, quero ver outras opiniões. Beijo!


Espero que tenham gostado! Okay?


2 comentários: